segunda-feira, 30 de julho de 2007

Quero Derrubar o Lula com o Mainardi !!!

Morremos todos

"A posse do ministro da Defesa, na última quarta-feira, foi o espetáculo mais indecoroso da história política brasileira. Lula ria. Nelson Jobim ria. Tarso Genro ria. Guido Mantega ria. Celso Amorim ria.
Juniti Saito ria. Marco Aurélio Garcia ria. Por algum motivo, até mesmo o demitido Waldir Pires ria. Lula provavelmente se regozijava por ter se safado, segundo seus cálculos, de mais uma fria"

Quando é que derrubaremos Lula?

A posse do ministro da Defesa, na última quarta-feira, foi o espetáculo mais indecoroso da história política brasileira. Lula ria. Nelson Jobim ria. Tarso Genro ria. Guido Mantega ria. Celso Amorim ria. Juniti Saito ria. Marco Aurélio Garcia ria. Por algum motivo, até mesmo o demitido Waldir Pires ria. Lula provavelmente se regozijava por ter se safado, segundo seus cálculos, de mais uma fria. No caso, os 200 mortos da tragédia da TAM. Ele repetiu despudoradamente, com sua risada, o gesto de escárnio feito por Marco Aurélio Garcia em seu gabinete, no Palácio do Planalto. Que espécie de gente tripudia sobre 200 mortos? Como alguém pode atingir esse grau de pusilanimidade? Se um dos militares presentes naquela sala batesse vigorosamente as botas, Lula e seus ministros com certeza sairiam em disparada, aos gritos, acotovelando-se e pisoteando-se no carpete verde. Eles só sabem cuidar da própria pele e do próprio bolso. Dane-se todo o resto.

Ninguém derrubará Lula. O que vai acontecer conosco é muito pior: um progressivo desmoronamento da sociedade. É sempre complicado tentar apontar o momento em que um país se perde irremediavelmente. Mas, se eu fosse apostar, apostaria todas as fichas que ele ocorreu na posse de Nelson Jobim, na quarta-feira passada. Entre uma tirada de bar e outra, Lula profanou os 200 corpos dando a entender que o desastre poderia servir pelo menos para diminuir as filas da ponte aérea. Uma sociedade resiste a um governo corrupto. Ela resiste também a um presidente incapaz. O que elimina qualquer possibilidade de convívio é o triunfo dessa boçalidade predatória que caracteriza Lula e sua gente. Eles cercaram a cidadela e ficaram esperando que nossas reservas de civilidade acabassem. Elas acabaram. Estamos desarmados e rendidos.

O Brasil é um buraco. Nunca fizemos algo que prestasse. Mas até outro dia ainda tínhamos uma vaga idéia de como nos comportar. E era essa vaga idéia que mantinha o país andando. Andando de lado, mas andando. Uma das regras de comportamento que a gente seguia era manter certa dose de compostura diante da dor pela morte de alguém. Lula violou essa regra. Depois de violá-la, tripudiou mais uma vez, ensinando aos familiares dos mortos do desastre da TAM que "é preciso que a gente tenha momentos de descontração para tornar a vida menos sofrível". Um dia Lula morrerá. Mas nós já teremos morrido antes dele.

Diogo Mainardi
( Revista Veja - Edição 2019 - 01 de Agosto de 2007)

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Uma Questão Doce...

Em nosso louco mundo Suspiro é nome de flor, nome de loja, sobrenome de papagaio, nome de cidade, nome de ponte em Veneza, nome de brinquedo, de marcação musical e de uma pequena abertura que se faz em um recepiente pressionado por algum conteúdo interno que precisa escapar aos poucos, pra não fazer o tal recepiente explodir.

Suspiro também é o nome daquele doce super-doce feito com clara de ovo, raspas de limão, açúcar, paciência, um forno brando e muita sorte pra acertar o ponto; todo branquinho e grande, ele é duro de morder, mas desmancha na boca como mágica. Muito usado em no merengue de morango, no sorvete, no bolo ou na torta de limão, pra acentuar o sabor desses pratos.
É tão leve que você poderia jurar que não comeu… Não fosse o gosto forte e melado que fica na boca e gruda na garganta.

Suspiro é o que aquela moça faz quando debruça na janela e fica com o olhar perdido no horizonte, com aqueles olhos de quem não está vendo nada, ou olhando através das coisas; Provavelmente porque ela sente que está quase morrendo de saudade de alguém.

Suspiro é o que a minha mãe faz antes de dormir... sempre a ouço suspirar à noite, muitas vezes, muito alto, tão alto que chega a me acordar...
Antes me perguntava por que ela suspirava tanto... Hoje eu sei que é de cansaço, de saudade e algumas vezes, como ela mesma diz de solidão... Às vezes ela suspira de dia também, quando estamos fazendo algo que a irrita ou cansa muito. Geralmente, os suspiros diurnos da minha mãe são seguidos de um “ai” ou um som bem profundo, que parece que vem do fundo da alma...Mas nenhum é mais profundo do que aqueles que ouço dela quando ela começa a escutar antigas canções de amor, suspiros que ela deixa escapar desde que ficou viúva... Talvez seja saudade do meu pai, como a moça da janela deve ter saudade de alguém.

Suspiro é o que eu deixo fluir baixinho quando estou de saco muito cheio, suspiro de raiva e insatisfação, ou percebo que finalizo uma tarefa árdua, ou tenha a sensação de que fiz algo que tocou alguém, ou quando estou entediada, ou sem muitas esperanças que algo muito bom ( no momento o impeachement do presidente Lula) vá acontecer... Também é aquele som que sai de mim quando abraço alguém muito querido, que não vejo ou não abraço faz tempo, ou sinto o perfume daquela pessoa causando uma verdadeira descarga de felicidade nas minhas células nervosas, ou leio a mensagem do msn " acabou de entrar"; Seja essa pessoa um familiar, um amigo ou...

Suspiro é aquela expressão de alívio que vem quando você espirra, goza, ou consegue ir ao banheiro quando está com muita vontade de fazer xixi...
Tem gente que suspira porque está feliz, porque está triste, porque sente saudade, porque está insatisfeito, porque gosta de contemplar a vida, ou porque quer demonstrar o quanto admira algo muito bonito e hipnotizante como uma lua cheia de verão ou uma flor colorida e delicada.

Suspiro é aquele pedaço que estava bem no fundo, tão fundo, que você precisa respirar forte pra ir pegar lá dentro de você e trazer pra fora, porque senão aquilo começa a sufocar por dentro.

Suspiro é expressão pura e concreta de que algo acontece dentro de você...Quando alguém suspira, puxa-se o ar com vontade e depois solta com mais vontade ainda, como se aquele vento entrasse dentro de nós para fazer uma faxina em cada partícula dos seus pulmões, deixando tudo limpo depois... Se bem que, em tempos atuais na grandes metrópoles nem sempre é bom suspirar...Mas é sempre necessário! E não há quem não suspire vez ou outra.

E, apesar de existirem muitos tipos de suspiro, de muitos jeitos, para expressar muitas coisas… Acho que neste universo Suspiral, um é com certeza o mais gostoso, o ás vezes mais desejado e realmente digno de ser chamado de suspiro do que um suspiro de paixão... Aquele que sai apressado quando a pele é tocada de leve causndo arrepios, ou o que vem bem longo e lento no meio de um beijo quente, molhado e demorado... Suspiro apaixonado é aquele que vem antes de dormir, quando você tem certeza de que um certo alguém vai aparecer no seu sonho logo mais, ou aquele que chega quando você acorda sorrindo...Suspiro apaixonado é aquele que você dá depois de atender o telefone e percebe que é aquela pessoa mesmo que você estava esperando... Suspiro apaixonado é aquele que vem quando você finalmente descansa nos braços de alguém especial, sentindo uma paz imensa (paz que logo é roubada por outros suspiros, porque não há paixão que rime com paz); E, após fazer amor...
Suspiro apaixonado vem na cola daquela música, das mãos dadas, do carinho e das frescuras que a gente acha tão bonitinho quando estamos apaixonados, e por aí vai...

Suspiro é sentimento e sensação transformados em reação biológica.

Ai, ai... ... ...

Acho que vou ali comprar alguns suspiros...

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Fuga Anunciada...

Me abrigo no silêncio, na vergonha e no luto desta manhã de julho com sentimentos bem aguçados, sentimentos que precisam ser descritos, partilhados e exorcizados...

Ando farejando o fim como os animais que pressentem a catástrofe (como a que ocorreu com o vôo 3054 da Tam) e querem fugir...Quero fugir... Estou cansada, dos políticos que governam o Brasil, do povo que esta adormecido e de mim... Tenho poucas esperanças; Ou somente fé... Pensando bem...Acho que nem isso...

Dizem que o Brasil é maior que seus políticos, será?
Mas será, mesmo? Ou, melhor perguntando, se for, por quanto tempo agüentará?
Será que Deus é tão brasileiro a ponto de nos dar a capacidade de resistir eternamente a tudo isso que é feito à este país? Ou será que Ele é tão brincalhão que só pensa em gargalhar das coisas realmente inacreditáveis andam acontecendo por aqui? Ele, o nosso Deus, só pode achar graça nisso tudo que está acontecendo.

E como não rir? Como não rir de um povo que se deixa enganar permanentemente, que não percebe (ou simplesmente não acredita naqueles que percebem) que tudo isso não passa de uma comédia? E, diga-se de passagem, de uma comédia ruim, daquele tipo pastelão, que o expectador ri mais de raiva do que da impossível graça que lhe foi tentada transmitir? Como é possível não rir de nossa própria benevolência – para não dizer ingenuidade ou burrice – por nada fazermos apesar do que temos visto por aí.

Eu só espero que Deus, tendo o palhaço-presidente de quem rir, olhe com benevolência para nós, o povo brasileiro!

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Para Espantar Todos Os Azares...

Sexta Feira 13

Chuck Berry, Bill Halley, Little Richard, Bo Diddley, Jerry Lee Lewis;

Elvis Presley, Beatles, Rolling Stones, The Animals, The Monkees, Bob Dylan, Beach Boys, The Kinks, The Who, Janis Joplin, Jimi Hendrix;

Led Zeppelin, Kiss, Aerosmith, Queen, Genesis, Eric Clapton, Sex Pistols, The Clash, The Doors, Creedence, Pretenders, Os Mutantes, The Police, AC/DC, Pink Floyd, Skid Row, Van Halen, Ramones, Neil Young e Rita Lee;

Barão Vermelho, The Cure, Biquine Cavadão, The Smiths, Paralamas do Sucesso, Plebe Rude, Blitz, Joy Division, Ultraje a Rigor, New Model Army, Tears fo Fears, Titãs, Joan Jett, Legião Urbana, Echo & the Bunnymen, Metallica, U2, Guns'n'Roses, Poison, Lobão, Pearl Jam, Warrant e Rita Lee;

Nirvana, Cássia Eller, Chico Science, Alice In Chains, Radiohead, O Rappa, Oasis, Blur, Planet Hemp, Cast, Red Hot Chilli Peppers, Counting Crows, Capital Inicial, Green Day, Charlie Brown Jr, Raimundos, Offspring, Pato Fu, Alanis Morissette, Foo Fighters e Rita Lee;

The Strokes, Coldplay, Blink 182, Linkin Park, Travis, Penelope, Pitty, Franz Ferdinand, Limp Bizkit, Linkin Park, Korn, The Vines, Ben Harper, Dave Matthews Band, Evanescence, System of a Down , Matchbox Twenty e Rita Lee.






Ps.: Putz sei que esqueci umas trocentas bandas, incluive que eu mesma gosto...
Simplesmente esqueci, deu azul e branco na minha cabeça...

Enfim...

terça-feira, 10 de julho de 2007

Ás vezes...

Às vezes, eu me canso desta interminável busca por mim mesma... São tantos os ás vezes, que ás vezes me perco pelas esquinas da vida ...

Talvez tenha expectativas demais ou de menos comigo mesma...
Talvez até tenha esquecido de alguns sonhos importantes...
Talvez tenha esquecido de me abraçar à noite...

Acho que me esqueci dentro de uma gaveta qualquer...

Mas eu sinto que estou por perto...
Posso até ouvir o som da minha voz cantando algo estranho...

Então me lembro que amo carinho nas costas, beijos roubados e pés se acariciando... Lembro como é bom se lambuzar de chocolate e lamber os dedos...
Lembro da sensação de andar descalça pela casa limpa... (e me lembro que a casa não está limpa)...

Vontade de mudanças é o que sinto...
Vontade de pintar as paredes da minha vida...

Vou ali pegar uma lata de tinta e já volto...

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Eu, Mafalda e o Mundo...



Eu gostaria de ter algo a dizer esta semana sobre o mundo, sobre as pessoas, sobre mim...
Mas o mundo anda tão estranho, as pessoas andam tão estranhas...
Agridem empregada, garçons e merendeiras;
Crianças são esquecidas em colégios, são arrastadas por carro e por ônibus...
Nossos governantes? Não irei falar sobre política (aliás sobre política vale a pena ir sonhar no Sol)...
Se bem que, percebi que só vale a pena falar e reclamar para poucos...

As pessoas andam um tão esquisitas...

Quem sabe algo aconteça amanhã… Ou depois... Sei lá.

Anyway...Esta semana, Mafalda fala por mim...