quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Off - Topic

Em 99 ganhei de um querido amigo, o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal... No mesmo dia li e reli três vezes... Eu me perguntava como uma escritora conseguia enxergar certas nuances de nossa às vezes conturbada infância e/ou vida...

Ao contrário de muitos, sempre digo que a infância é a fase que possuímos total e irrestrita liberdade (apesar de tanto nãos)... Liberdade inclusive para magoar os outros, pois éramos por assim dizer, inocentes...

O Fator interessante é que, por ser um livro tido como infantil, ele começa com um duplo assassinato e terminar com outro... Sem ninguém e muito menos as "crianças" sentirem-se constrangidos em: lamentarem pelos primeiros e exultarem com o último... Pensando bem, chega a ser cruel e devastadora a cena na qual Harry encontra um espelho que revela o mais verdadeiro desejo do coração e, olhando para ele, vê a si próprio feliz e sorrindo com os pais que nunca conheceu... Uma visão que dura somente enquanto ele olha para o espelho, e uma metáfora de o quão passageiros são os nossos momentos de verdadeira felicidade. Outro fato marcante no livro é que tal como no início, ela deixou outro órfão no fim... Ou seja, de uma forma leve JK nos faz lembrar que na maioria das vezes a história se repete e pode ser com qualquer um...

Infância é a fase das procuras, aventuras, descobertas, curiosidades, teimosias e algumas vezes de auto-afirmação... E, JK Rowling soube como poucos descrever e imprimir em seus livros as buscas, as dúvidas, as angústias, as diferenças ( lidando de forma natural sobre com temas como discriminação e preconceito) e nossas aventuras... Cá entre nós fica igualmente emocionante seja montado em uma vassoura ou experimentando a velocidade em um carrinho de rolimã...Para mim Harry Potter é isto; Uma fascinante descrição de superação de diversas infâncias.

Assistindo a um documentário sobre JK Rowling, tive a certeza que os sete livros estavam terminados, e em meus devaneios sobre o rumo dos personagens ela somente modificava devido a alguma repercussão, conforme cada livro era lançado.

Os meus estão ali na prateleira... Estão visíveis, seguros e a mão... Para que eu os possa pegar sempre...E, apesar de saber que Harry Potter vivia e passava o verão na casa de seus malvados tios (começo de todos os 7 volumes)...Sempre que os leio descubro que ufa! Sobrevivi à infância.

Birdee Calvert, personagem interpretada por Sandra Bullock, diz uma frase no final do filme Hope Floats (Quando o Amor Acontece) que para mim define bem a tal da infância: “A infância é aquilo que você passa a vida toda tentando superar”.




"São as nossas escolhas, Harry, que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades" (Alvo Dumblendore)

...................................................


Nota:


Discordância boa e Civilizada começa ASSIM ...

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Eles Quem ?????

Sempre que escuto alguém dizer que: “isto não pega bem/cuidado com o que você fala/ou não faz isto... Já imaginou o que ELES irão pensar!?!”...ELES?????
Mas afinal quem são ELES? Quem são estes detentores de regras de comportamento? Que ditam o que e o que devemos pensar, agir ou dizer? Quem é este PESSOAL que fiscaliza com olhos de censura nossa liberdade? Quem determinou que ELES pudessem ter este poder? Quem votou NELES? É NELES ou são ELES? Confesso andar meio confusa com todo este patrulhamento do tal “politicamente correto”.
E se o meu “errado” é que for o correto? E se o meu comportamento é o ideal? Aí eu viro ELES? Mas se não quero impor meus pensamentos, idéias e opiniões e sim somente poder falar, opinar e ser ouvida; se não quero torcer o nariz nem julgar ninguém, muito menos reparar no tal comportamento...Posso ser classificada como membro DELES?
Mas é NELES, DELES ou com ELES?
“ALGUNS” dizem que liberdade é o poder do pensamento...Pelo que pude perceber estamos no meio de uma batalha de regras de comportamento entre ELES, AQUELES ALGUNS e o OUTROS!?! (ai minha cabeça...de onde apareceu esta turma toda??)
Livres para pensar nós já somos (somos não é???? Somos?????); A grande batalha pelo que pude perceber é expressar...Poder expressar sem medo ou culpa os sim ou os não de nossas vida!!!
Liberdade para agir ou pensar de maneira diferente...
Liberdade para poder gostar ou desgostar de qualquer coisa que EU, VOCÊ, ELE, ELES, NELES, DELES, AQUELES ou ALGUNS não gostem...
Liberdade é somente cada UM fazer sua própria escolha e ponto.
Ou será Ponto e Virgula?
Sei lá...
Quem escolhe é VOCÊ, sou EU...
Mas jamais ELES !!!
E nas muitas escolhas digo:
SIM!!! Voltei...
NÃO!!! Não sei até quando...


...............................

Recado & Nota

Comentários respondidos

5 anos de um (des)governo que não escolhi...Sendo assim continuo Vaiando AQUI

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Citando Drummond...

TEMPO. . .

Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança
fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano
se cansar e entregar os pontos.

Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez
com outro número e outra vontade de acreditar
que daqui para adiante vai ser diferente...

...Para você,
Desejo o sonho realizado.
O amor esperado.
A esperança renovada.

Para você,
Desejo todas as cores desta vida.
Todas as alegrias que puder sorrir.
Todas as músicas que puder emocionar.

Para você neste novo ano,
Desejo que os amigos sejam mais cúmplices,
Que sua família esteja mais unida,
Que sua vida seja mais bem vivida.

Gostaria de lhe desejar tantas coisas.
Mas nada seria suficiente...

Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos.
Desejos grandes e que eles possam te mover a cada minuto,
ao rumo da sua FELICIDADE!!!

(Carlos Drummond de Andrade)