quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Mulher Porta-Copos

Antes de mais nada, preciso dar uma explicação terminológica... A expressão que intitula esse meu pequeno texto veio-me à mente após observar o comportamento de uma indivídua, durante um encontro social recentemente ocorrido.

A indivídua em questão compareceu ao evento com seu namorado; Era a primeira vez que se reunia com os demais convidados, que se encontram sempre, tanto profissional quanto o chopinho de fim de expediente; Ou seja, tratava-se, praticamente de seu debut naquele grupo.

Resumindo, a indivídua se limitou a ficar calada a noite inteira, recusando-se terminantemente a manter qualquer contato verbal ou ocular com os demais presentes... Limitava-se a trocar poucas palavras e olhares apenas com o namorado; E claro; a obedecer seus comandos... Sim, o moço (certamente inspirado pela postura subserviente da indivídua) passou a noite dizendo frases do tipo "põe mais vinho pra mim?", "alcança a garrafa, para eu ver o rótulo?"... Até que, diante de sua taça vazia, dando uma de joana sem braço perguntei: "você quer que eu ponha tua taça sobre essa mesa?" E ele, calmamente, respondeu "não, pode deixar, a fulana segura ela para mim"... Nesse exato momento, como um raio rasgando o céu da minha mente pensei: "eis a mulher porta-copos".

Foi inevitável, a partir daí, tentar extrair do semblante e comportamento da indivídua traços que pudessem fazer dela um tipo a ser dissecado antropologicamente(confesso que minha imaginação pra lá de fértil me fez chegar a tantaaaaaaas conclusões e tantos questionamentos).

Perguntei-me, o que faz uma mulher de quase 30 anos, com formação superior, bem colocada no mercado de trabalho e razoavelmente bonita, comportar-se como um objeto inanimado? Porque é assim que age essa indivídua em particular e tantas outras que poderiam ser consideradas suas irmãs de FILO, ORDEM ou REINO (sei lá: biologia nunca foi meu forte) anularem-se completamente, amoldando-se ao formato do homem que se digna a lhes dar um título (mulher, amante, namorada, noiva, amiga colorida, enfim), porque não conseguem acreditar verdadeiramente na possibilidade de sobreviver (e com muita dignidade) a uma vida com satisfação pessoal que depende somente dela mesma...Assim, acabam esquecendo o que realmente pensam, de quem realmente gostam, e principalmente...Quais são suas prioridades.

Mulheres porta-copos não vivem de verdade; ou se vivem, sua existência pode ser dividida em duas fases: A.C. (antes do compromisso) e D.C. (depois do compromisso).

Na primeira fase, elas estão se preparando para encontrar alguém (umas até fingem que têm interesses próprios), cursam faculdades tradicionais, estudam inglês, viajam para lugares exóticos, adquirem hobbies interessantes...Enfim, realmente parecem gostar de sua própria existência...Mas, aí, acontece o marco histórico; conhecem um alguém que se dispõem ao sacrifício de um compromisso...Começa, então, a segunda fase de sua existência...Nela, a mulher porta-copos abre mão de todos os seus interesses individuais; Deixam de trabalhar (se isso for possível); E, um a um, abrem mão de seus valores (se é que algum dia realmente os teve), porque qualquer remota possibilidade de conflito entre eles e o ser amado é um problema grande demais para equacionar... Pouco a pouco, perdem sua identidade...
Não raro, deixam de saber o que querem e quem são, para somente refletirem o rosto do outro.

Acredito que relacionamentos com mulheres porta-copos são vazios (claro que no início, alguns homens até acham interessante estar do lado de alguém tão flexível), mas, uma hora ou outra, percebem que a flexibilidade é sinônimo de falta de conteúdo...A mulher porta-copos geralmente se anula, esquecendo que todo romance é uma história de duas pessoas e, quando uma delas se anula, passa a ser uma história de uma pessoa só (em todos os sentidos).

A vida das mulheres porta-copos não é fácil, mas, apesar disso, tem uma grande utilidade social... Via de regra, são elas que, inconscientemente, ensinam aos homens o que procurarem na segunda mulher...

Possuir "Vida Própria"!!!


Nota:


Atualizações no blog "Vamos Continuar Vaiando o Lula"
clique AQUI

Nenhum comentário: