domingo, 10 de fevereiro de 2008

Se...

Se eu pudesse ser um sentimento, seria a FÉ. Não uma fé religiosa e devota a mistérios divinos...Seria uma fé maior...Seria o tipo de Fé que tivesse por fundamento aquelas coisas que nos fazem ficar bobos e, na maioria das vezes espantados...

Iria jogar na cara dos muitos céticos de plantão (inclusive eu mesma, ás vezes) que pessoas sobrevivem soterradas, depois de terremotos, por dias e dias a fio; Mostraria reportagens antigas e recentes contando histórias de gente que sacrificou a própria vida para salvar outras tantas...Falaria de mães que têm quatro empregos para dar a frestinha de um futuro melhor para os filhos; E contaria também dos meus pais, que, loucos como são, fizeram de tudo para me dar um futuro melhor, apesar de tantas adversidades...

Se eu fosse a fé exibiria como troféus gente que perdeu toda a família e conseguiu amar de novo, com plenitude...Gente que nasceu e viveu em jardins cheios de ervas daninhas e se transformou em planta viçosa...Sem falar naqueles que mostram generosidade tocante quando têm tão pouco para dar.

Ahhh, se eu fosse a fé...

Se eu fosse a fé seria irônica e perguntaria em tom debochado quantas vezes o sol nasceu e se pôs diante dos seus olhos, quantas estrelas caíram sem avisar, quantas luas cheias inadvertidas brilharam em suas noites...Aliás, perguntaria também por que será que as maiores dores não deixam cicatrizes?

Se eu fosse a fé apontaria para gente de bem, que ganha pouco, sua muito, para que muitos de nós possamos ter uma vida melhor, gente que é feliz com menos de 10% do que ganhamos...

Pensando bem...Se eu fosse a fé, quanto tempo conversaríamos? Quanto tempo seria necessário para você compreender que não dou ponto sem nó, não perco nenhuma batalha? Porque carrego na mala tantos milagres que nem dá para imaginar.

Se eu fosse a fé, seria tão poderosa, tão determinada, tão segura e confiante, que me sentiria à vontade para usar como slogan um lugar comum: não há mal que dure para sempre.

E, se eu fosse você, entenderia que não se vai muito longe sem mim...


* Post dedicado à um querido amigo que está ultrapassando um momento difícil...E disse ter perdido a Fé.

Nenhum comentário: