quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Off - Topic

Em 99 ganhei de um querido amigo, o livro Harry Potter e a Pedra Filosofal... No mesmo dia li e reli três vezes... Eu me perguntava como uma escritora conseguia enxergar certas nuances de nossa às vezes conturbada infância e/ou vida...

Ao contrário de muitos, sempre digo que a infância é a fase que possuímos total e irrestrita liberdade (apesar de tanto nãos)... Liberdade inclusive para magoar os outros, pois éramos por assim dizer, inocentes...

O Fator interessante é que, por ser um livro tido como infantil, ele começa com um duplo assassinato e terminar com outro... Sem ninguém e muito menos as "crianças" sentirem-se constrangidos em: lamentarem pelos primeiros e exultarem com o último... Pensando bem, chega a ser cruel e devastadora a cena na qual Harry encontra um espelho que revela o mais verdadeiro desejo do coração e, olhando para ele, vê a si próprio feliz e sorrindo com os pais que nunca conheceu... Uma visão que dura somente enquanto ele olha para o espelho, e uma metáfora de o quão passageiros são os nossos momentos de verdadeira felicidade. Outro fato marcante no livro é que tal como no início, ela deixou outro órfão no fim... Ou seja, de uma forma leve JK nos faz lembrar que na maioria das vezes a história se repete e pode ser com qualquer um...

Infância é a fase das procuras, aventuras, descobertas, curiosidades, teimosias e algumas vezes de auto-afirmação... E, JK Rowling soube como poucos descrever e imprimir em seus livros as buscas, as dúvidas, as angústias, as diferenças ( lidando de forma natural sobre com temas como discriminação e preconceito) e nossas aventuras... Cá entre nós fica igualmente emocionante seja montado em uma vassoura ou experimentando a velocidade em um carrinho de rolimã...Para mim Harry Potter é isto; Uma fascinante descrição de superação de diversas infâncias.

Assistindo a um documentário sobre JK Rowling, tive a certeza que os sete livros estavam terminados, e em meus devaneios sobre o rumo dos personagens ela somente modificava devido a alguma repercussão, conforme cada livro era lançado.

Os meus estão ali na prateleira... Estão visíveis, seguros e a mão... Para que eu os possa pegar sempre...E, apesar de saber que Harry Potter vivia e passava o verão na casa de seus malvados tios (começo de todos os 7 volumes)...Sempre que os leio descubro que ufa! Sobrevivi à infância.

Birdee Calvert, personagem interpretada por Sandra Bullock, diz uma frase no final do filme Hope Floats (Quando o Amor Acontece) que para mim define bem a tal da infância: “A infância é aquilo que você passa a vida toda tentando superar”.




"São as nossas escolhas, Harry, que revelam o que realmente somos, muito mais do que as nossas qualidades" (Alvo Dumblendore)

...................................................


Nota:


Discordância boa e Civilizada começa ASSIM ...

Nenhum comentário: