domingo, 13 de abril de 2008

Ora...Pombas!

Quando era criança eu gostava de pombos... Na minha inocêntesabedoria infantil, todo bicho que voava era passarinho, do pardal ao pterodáctilo dos livros de ciências... Então foi fácil concluir, no auge da sabedoria dos meus 5 anos de idade, que pombo era legal.

Aí um dia eu também descobri que existia pingüim... Segundo Luciana, companheira de filosofias do 3º jardim, o pingüim era um passarinho que não voava (!?!?)... Diabos, como um passarinho não voava?
- E tem mais: avestruz também não voa.
- Não???? Coitado...

A questão mudou: tudo o que voava era passarinho?
- Claro que não,Luciana. Tem o avião.
- Não vale. É construído.
- E tem o morcego.
- Não vale também.
- Por quê?
- Porque ele vira o Drácula depois.
- Ai, deixa de ser burra!
- Burra é você. Eu vi num filme na televisão.
- Só existe um Drácula. Os outros morcegos viram vampiros.
- Ah...

Apesar desses novos fatos, os pombos continuavam inabaláveis: eram passarinhos e eram bacanas... E isso durou... Só comecei a achar que algo estava errado aos onze anos... Já muito mais sábia, fui levada pelo meu pai a um restaurante em Fortaleza, onde passávamos as férias (visitar as tias).
- Vamos comer pombos.
- Pombos?
- É.
- Eu não sabia que se comia passarinho...
- Pombo não é passarinho; Além do mais, você não come galinha?
- Galinha é diferente. Já vem cortada e embalada.
- Você vai gostar de pombo.
- E por que então a gente não pega um desses da rua e faz em casa?
- Os da rua são sujos e cheios de doenças... Os do restaurante são criados em viveiros, especialmente para serem comidos.

Nesse dia, eu desconfiei que meu pai não sabia muito das coisas... Claro que pombo era passarinho, e pra mim era um choque comê-lo. Sentia-me uma desnaturada... Se o Frajola tentava devorar o Piu-Piu desde muito antes de eu nascer, e nunca tinha conseguido, talvez não fosse mesmo para tocar nesses bichinhos... Quanto à galinha, achei mais fácil deixá-la, por ora, sem classificação.

Esqueci um pouco dessa história até ontem ao ir ao centro de São Paulo... Aqui só existe uma coisa mais numerosa do que pessoas: os tais pombos... Eles estão na Praça da Sé, nas ruelas que seguem até a 25 de Março, no Mercado Municipal, nos terraços; E, pelo jeito em todos os cantos da capital paulista. Minha convicção infantil não demorou a estremecer.. Não bastasse o fato de já ter sido premiada mais de uma vez com seus excrementos, que numa espécie de trajetória teleguiada acertam sempre a minha cabeça, lentes dos óculos e costas; Ainda tem a aporrinhação de escutá-los mesmo quando estou em casa...Moro de frente para rua; E não é raro um deles vir rulhar na janela logo de manhã cedo, o que invariavelmente me acorda...E num baita susto, pois poucas coisas são mais estranhas do que o barulho que faz.
- Lula caiu?
- Dilma cacarejou?

- Começou a 3a Guerra Mundial?
- Volte a dormir, é só alguns pombos ( Zildinha em sua grande sabedoria).

Já estava quase decidida a pedir divórcio das minhas certezas infantis e admitir que nem todo passarinho é legal...Por sorte, no almoço de família, Professora Ariana, que escutava a minha lamentodissertação sentada a mesa ao lado, é bióloga, resolveu sem querer a questão... E ainda avalizou o que meu pai tinha dito anos antes.

- ...tava cheio de pássaro lá: pardal, pombo e até galinha.
-*risos* Tânia, posso lhe chamar de Tânia?
- Claro!
- Pombo e galinha não são pássaros. São aves.

- Hã?
- Tem certeza?
- Claro.
- Tô livre! Obrigada!


Apesar de ainda não entender muito bem a diferença entre pássaro e ave, aceitei na hora a explicação...
E também o fato de que acho esse bicho chato pra caramba...
Chato e sujo...
Chato e sujo e barulhento, aliás.

Depois de afastar meus fantasmas pueris, acho que agora posso dormir tranqüila. Bom, pelo menos até o próximo maldito pombo vir gritar na minha janela...

Ele que se atreva, este protótipo de passarinho...humft!


Nota: Presidente Lula disse que gostaria de ser lembrado tal qual e como Getúlio Vargas...Falta o tiro né...

Desejo sem arrulhos uma ótima semana!

Nenhum comentário: