segunda-feira, 20 de abril de 2009

O mais próximo de nós...

Ainda que talvez não saibamos o quanto...

Neste feriado assisti dois filmes que tratam, se não principalmente, atentamente da relação entre irmãos: O Casamento de Raquel e Quem Quer Ser um Milionário. A par das similitudes e diferenças nas relações entre Kim e Rachel, Salim e Jamal, eu consigo ver nos dois casos aquilo que me faz prezar tanto a relação com meus irmãos. Crescemos [e sobrevivemos] sob as mesmas adversidades, com as mesmas matrizes, sujeitos às mesmas limitações, erros, acertos... Não raramente somos tratados de forma completamente diferente pelos nossos pais (que têm mil e um motivos para fazer isso, bons e maus, certos ou errados), mas somos serezinhos que têm sua forma individual de lidar com as mesmas coisas e de aprender e ensinar aquele que nos é mais próximo e mais semelhante: meu irmão.

Eu e meus irmãos somos completamente diferentes e absurdamente parecidos; Apesar de às vezes reagirmos de forma diametralmente oposta, sabemos que só um de nós é capaz de saber exatamente como estamos nos sentindo em relação a determinada coisa.

Frequentemente somos um o contraponto do outro, e ouvir o que temos a nos dizer é quase escutar a outra parte de nós que é mais difícil de lidar, é ver em ação o que não tivemos coragem de fazer, é ouvir o que não tivemos força de dizer... Muitas vezes nos afastamos exatamente por nos depararmos com um de nós que fez a escolha que poderíamos ter feito - e não fizemos.

Ninguém mais consegue entender tão bem nossas tristezas, nossas decepções, nossas angústias; Ninguém mais sabe o quanto dói, ou quanta falta faz;
Ninguém mais tem a ideia tão clara do quanto podemos estar felizes, ou desesperados.

E a despeito da dor que ele mesmo possa ter nos causado, dos erros, das mágoas, das feridas, ninguém pode se orgulhar mais das nossas vitórias, porque ninguém mais tem a mesma noção do que passamos para conseguir estar ali, ninguém mais sabe o real tamanho da nossa solidão.

Isso têm Jamal e Salim... Isso têm Kim e Rachel...

Isso têm eu, Guido, Luiz Henrique e todos que têm a sorte de ter irmãos.

Nenhum comentário: